O Dia Mundial da África, celebrado em 25 de maio, levou o deputado Ossesio Silva (PRB) a se pronunciar. Ontem, na tribuna, ele comentou a Reunião Solene realizada na Câmara dos Deputados, na última segunda. No dia 25 de maio de 1963, em Adis-Abeba, Etiópia, foi fundada a Organização da União Africana (OUA) para lutar contra a colonização do continente. A partir de 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional da África.
Durante a solenidade, em Brasília, a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Seppir), destacou os esforços do Governo Federal para estreitar a relação do Brasil com o continente africano e deu como exemplo as trocas comerciais realizadas por meio da Associação Brasileira de Cooperação (ABC). O anúncio da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), no último final de semana, assegurando perdão das dívidas de 12 países africanos, totalizado US$ 840 milhões, também foi citado.
A expectativa é que a medida ajude a construir uma estratégia mais ampla e a impulsionar os laços entre Brasil e África. Além disso, na capital Etíope, celebram-se 50 anos da fundação da OUA, predecessora da atual União Africana (UA).



Nenhum comentário:
Postar um comentário