quarta-feira, 12 de junho de 2013

Nacionalismo e Patriotismo

Por Carlos Geraldo de Oliveira



Como eu já havia mencionado, a ausência de patriotismo é um dos grandes problemas consequentes de nossa nação. Não quero aqui demonstrar um mais perfeito exemplo de patriota, mas ao analisar as causas de tantos problemas em nosso país, identifico tal situação. 

Sei bem que, buscar entender esses problemas talvez não traga soluções, mas compreendê-los me dá o alivio da não omissão e desdenho brasileiro.
Comparando patriotismo, exibidos pela população brasileira e americana, vemos no Brasil um patriotismo momentâneo, por exemplo: durante a copa do mundo, quando o Brasil será reconhecido mundialmente; aí florescerá um espírito patriota, não encontrado durante as eleições. São os mesmos que vivem reclamando do país, disparando os problemas sociais somente no governo, que, diga-se de passagem, está ali deliberadamente escolhido pelo próprio povo.

Acho que primeiramente devemos entender qual a diferença entre nacionalismo e patriotismo. O nacionalismo é um ideal determinado, seguido e inquestionável. Muitos dizem que o patriotismo no Brasil se parece mais com nacionalismo, uma vez que- ainda que indiretamente- os ‘’patriotas’’ aceitam tudo daqueles que estão no poder, e ainda, os reelegem.

Não digo que amar a pátria de forma submissa é algo saudável até porque, questioná-la faz parte da nossa democracia, além do mais, a submissão beira o nacionalismo.
Eleger com responsabilidade, investir na pátria, ter orgulho dela e de seus feriados nacionais, identificam um verdadeiro patriota. É bem verdade que, a nossa nação tem muitos pontos negativos, mas isso não nos dá o direito de ressaltá-los a todo o momento e ainda, cruzar os braços por trás das críticas e desprezos.

Pensemos!

No próximo artigo, falaremos sobre o patriotismo norte-americano.

Imagem: Divulgação

fonte: blog do PRB de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário