sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

GEOSSÍTIO DA ILHA DE SANTO ALEIXO EM SIRINHAÉM

GEOSSÍTIO 20: ILHA DE SANTO ALEIXO

Município: Sirinhaém

Descrição: O Geossítio Ilha de Santo Aleixo está situado em mar aberto a cerca de 2 km a leste de Barra de Sirinhaém, no município de Sirinhaém.

Neste geossítio ocorrem riolitos de textura afanítica (muito finos) com cristais de quartzo reconhecidos somente com auxílio de lupa de mão, contendo raros cristais de opacos e biotita observados apenas ao microscópio petrográfico. Nestas rochas são observadas estruturas fluidais como acamamento encurvado e dobras, além de estruturas lineares. O Riolito da Ilha de Santo Aleixo possui idade 40Ar/39Ar de 100 milhões de anos, semelhante as idades dos riolitos da Igrejinha e de Ipojuca, bem como Granito do Cabo, do monzonito e do traquito de Itapuama.

A Ilha de Santo Aleixo é bastante visitada turisticamente, possui pequenas enseadas de mar calmo que na maré baixa surgem piscinas naturais, ideais para prática do mergulho. Para se chegar a ilha usa-se os passeios de catamarã ou barcos menores ancorados em Barra de Sirinhaém (Figuras 81 a 84) (Lima Filho & Szatmari, 2002; Almeida, 2003; Nascimento, 2003).

Sítio geológico

Sítio geológico, (também "geo-sítio", ou ainda "geossítio"), é um lugar de particular interesse para o estudo da geologia, notável sob o ponto de vista científico, didático ou turístico, seja pela singularidade de suas formações geológicas ou da natureza mineral do subsolo seja por seu valor paleontológico.

No sentido mais amplo, corresponde aos geoparques e no sentido mais estrito, designa um determinado e específico lugar ou formação dentro destes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário