Se criada, a Reserva Extrativista de Sirinhaém (PE) irá preservar e conservar grande parte do bioma marinho e costeiro do estado
O andamento da proposta de criação da Reserva Extrativista (Resex) de Sirinhaém, nos municípios de Ipojuca e Sirinhaém (PE), foi discutido pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidae (ICMBio), Roberto Vizentin e representantes de entidades e movimentos sociais do estado. Se for criada, a Resex Ilhas de Sirinhaém irá preservar uma área do bioma marinho e costeiro do estado de Pernambuco.
Segundo informações do ICMBio, a reserva também irá proteger os meios de vida e garantir a utilização e conservação dos recursos naturais renováveis tradicionalmente utilizados pela população extrativista local, formada por pescadores artesanais das comunidades de Ipojuca e Sirinhaém e outras comunidades.
"O processo para criação da Resex se encontra no ICMBio, porém até o momento não recebemos formalmente um posicionamento do governo estadual e essa é uma etapa importante em um processo de criação de unidades de conservação", afirmou o presidente do Instituto.
Segundo o presidente, é preciso promover o engajamento local em torno da questão. "As forças são muito mais convergentes do que divergentes a esta proposta de criação", destacou Vizentin, no encontro promovido na última quarta-feira (7).
fonte: Portal Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário