quinta-feira, 3 de julho de 2014

Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes mobiliza Litoral Sul

Municípios do Litoral Sul de Pernambuco serão alvo de campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A partir desta segunda-feira (30), grupos de mobilizadores sairão às ruas com panfletagem e ações de sensibilização nas praias. O projeto foi elaborado pela ONG Childhood Brasil, organização que faz parte da instituição internacional World Childhood Foundation, que combate os crimes contra a infância.


Em Pernambuco, 161 casos de abuso e seis de exploração sexual foram contabilizados nos quatro primeiros meses deste ano. Ao longo de 2013, o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) apurou 596 casos de abuso e quatro denúncias de exploração sexual. Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Defesa Social.

No estado, sete municípios vão participar das atividades: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande. Cerca de 40 mobilizadores, com idades entre 16 e 20 anos, vão divulgar a campanha.

“A escolha não foi aleatória. Eles estão na rota deturismo sexual, por conta das praias, entre elasPorto de Galinhas e Tamandaré, por isso anecessidade de campanhas”, afirmou a coordenadora do projeto de proteção à infância, Nara Menezes.

Além da conscientização, a campanha visa não só orientar a população como também os turistassobre o atendimento de possíveis vítimas e a forma como eles podem denunciar, por meio do telefoneDisque 100. Panfletagem e atividades lúdicas, como peças de teatro em escolas, postos de saúde e igrejas, estão programados. Entrevistas nas rádios locais também serão inseridas. Não há prazo de duração da campanha. 

Alerta

De acordo com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, mais de 124 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes foram registradas em 2013. Dentre os 13 tipos de violações existentes, om abuso sexual ocupa o 4º lugar no ranking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário