quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Igualdade Racial como prática cidadã

O que dizer sobre a importância do 20 de Novembro? Mais um dia de comemoração? Feriado em alguns municípios e estados? Debates e enfrentamentos? Blá, blá, blá? Nao! Claro que não!!! Este dia nos leva a fazer um recuo reflexivo, no que tange ao senso comum em torno do muito ou pouco da nossa melanina. Na forma como nos auto afirmamos e qual o grau do nosso pertencimento de causa ou identidade enquanto povo brasileiro.

Semanas atrás estavámos em campanha eleitoral, em muitas ruas, ladeiras e becos, vimos muito de perto no jeito e na cara das pessoas o que representa estar desempregado, sem acesso à saúde, a educação… Ser nordestino…baiano.

Vimos a alegria da chegada, o aconchego da partilha, o sorriso espontâneo. Mas também vimos pobreza, a dor, a violência, o sofrimento de quem espera por um poder público que ainda não chega com a eficiência e eficácia que desejamos por direito.
Nesse panorama nos deparamos com questões reais que ficaram ainda mais claras, que a pobreza, a dor, e a violência. Vimos com lucidez que tudo isso tem uma cor e classe social bem definida.
Dai nos remete a lembrança do nosso grande herói Zumbi dos Palmares. O 20 de Novembro não é só uma data histórica é um convite a tecermos novas reflexões práticas, do que representa de fato ser negro no Brasil. Ultimo país a aderir a abolição da escravatura e que mesmo assim , pós abolição, vivencia até os dias hodiernos, práticas discriminatórias e preconceituosas. Tornando a luta continua por uma sociedade igualitária e equânime!

Saliento, que para além do entendimento conceituais sobre preconceito, racismo e discriminação, que considero ser relevante. A ilustração desses crimes, são vistos no ligar da TV e computadores e se isso não for suficiente, basta conversarmos com os homens e mulheres negras deste país para entendermos os caminhos de resistência trilhados pelas comunidades afro-brasieiras.

Como representante do PRB Igualdade Racial e como militante que sou do meu partido, sobretudo, como mulher negra é que faço um convite a todos, especialmente aos correligionários a não silenciarem, nem se isentarem de juntos fortalecermos as políticas equitativas que reconhecem a diversidade. E mais, que combatam de forma incansável as perversas desigualdades etnicorraciais, já que temos originariamente o sincero compromisso de uma prática que ajuda a formar cidadãos!

Saudações Republicanas,

Tia Eron.

*Tia Eron é a coordenadora nacional do PRB Igualdade Racial e deputada federal eleita pelo PRB Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário