segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

GT Racismo: Ossesio participa de seminário na UFPE

O deputado estadual, eleito, Ossesio Silva (PRB) participou na manhã da última quinta-feira (27)  do Seminário “Segurança Pública e Universidade Dialogando o Racismo” realizado no auditório da Biblioteca Central, na Universidade da Federal de Pernambuco (UFPE). O evento foi promovido pelo GT de Racismo e a UFPE, e contou com a participação da SDS, Polícia Civil, Ministério Público de Pernambuco, Comitê Estadual de Promoção de Igualdade Racial e a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos. Convidado pelos integrantes do GT Racismo do MPPE, durante o evento o deputado Ossesio Silva, ressaltou que os negros não devem se colocar em uma posição inferior e ter uma consciência maior da sua cor “O negro deve assumir que é negro em primeiro lugar, e se auto valorizar, porque esta é uma forma de enfrentar o preconceito sem usar a força do braço. Quando nós nos valorizamos, nós damos a resposta, essa é muito importante para o combater o racismo. Não devemos nos curvar ao preconceito e sempre lutar pelo nosso espaço, porque sem luta não há vitória” disse.
O  coordenador do Seminário e professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, Bartolomeu Tito, ressaltou que o Brasil não pode mais ser chamado de uma democracia racial, quando alguns órgãos do Estado são caracterizados por um racismo institucional “As hierarquias raciais são culturalmente aceitas como normais. Vamos debater novas perspectivas para que haja a desconstrução da ideologia do branqueamento que continua a afetar as mentalidades de uma porção significativa da sociedade”, afirmou.
Durante o seminário foram abordados em mesas redondas assuntos relacionados à migração e tradição afrodescendentes em Pernambuco, como também o racismo institucional e os estudos nos campos das instituições judiciária e policial. “Segurança pública é um fator primordial no combate ao racismo. Desde 2009, estamos disseminando informações sobre o racismo institucional e suas consequências, inclusive com o estímulo à criação de outros grupos de trabalho nas instituições do Sistema de Segurança de Pernambuco. Só vamos poder enfrentar o racismo através de debates. Cada evento promovido é um passo à frente, uma evolução”, afirmou a coordenadora operacional do GT de Racismo, capitã Lúcia Helena Salgueiro.
Criado em 2009, o grupo de trabalho visa construir estratégias de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa por meio da discussão, sensibilização e capacitação de membros e servidores a partir da compreensão do racismo institucional e suas consequências na reprodução das desigualdades históricas que atingem a população.
Estiveram presentes no seminário o ouvidor-geral da SDS, Ricardo Lacerda; o mestre em Antropologia, Cristiano Galvão; a socióloga e pesquisado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Luciana Jaccoud; o chefe-executivo de Segurança Institucional da Casa Militar, coronel Eduardo José; a coordenadora do Grupo de Trabalho Contra o Racismo Institucional do Ministério Público e procuradora da Justiça, Maria Bernardete Azevedo, dentre e o deputado estadual, eleito, Joel da Harpa.
fonte: SDS/PE com informações da Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário