quinta-feira, 2 de abril de 2015

Ipojuca recebe Voto de Aplauso

O deputado bispo Ossesio Silva (PRB), requereu Voto de Aplauso ao município de Ipojuca, pelo aniversário de 169 anos de emancipação política, comemorado no dia 30 de março. A colonização europeia de Ipojuca teve início em 1560, após a escravização dos índios caetés. A partir daí, os colonos de origem europeia puderam ocupar as terras férteis e ricas em massapê de Ipojuca. As terras eram bastante propícias para o cultivo da cana-de-açúcar, o que causou um rápido surgimento de diversos engenhos na região. Entre os pioneiros, estavam as famílias Lacerda, Cavalcanti, Rolim e Moura. Dessa forma, Ipojuca consolidou-se como uma das mais importantes regiões do sistema colonial. Com dois portos - Suape e Porto de Galinhas - além da maior várzea de massapê do Nordeste, Ipojuca fazia parte do comércio colonial triangular. Porto de Galinhas ganhou esse nome porque era assim que eram comumente chamados os escravos chegados da África, naquele período. O distrito de Ipojuca foi criado pela lei municipal 2, de 12 de novembro de 
1895. A vila surgiu com sede na povoação de Nossa Senhora do Ó e, depois foi transferida para a povoação de São Miguel de Ipojuca. Com o decreto estadual 23, de 4 de outubro de 1890, a sede foi restabelecida em Nossa Senhora do Ó. 
Há inúmeras controvérsias sobre a data de fundação de Ipojuca, mas, segundo um vigário da freguesia, seria no ano de 1596. O nome do município é uma referência ao Rio Ipojuca, que banha seu território. O município do Ipojuca fica na Região Metropolitana, distante 49 km da capital de Pernambuco, Recife. Desmembrado do Cabo de Santo Agostinho, foi alçado à vila em 30 de março de 1846, com o nome de Nossa Senhora do Ó, logo em seguida, passou a se chamar de Ipojuca, em 06 de junho de 1896. Recebeu esse nome por estar inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Ipojuca, além do rio Sirinhaém e do Grupo de Bacias de Pequenos Rios Litorâneos. Polo turístico do Brasil e do mundo, Ipojuca é destaque no cenário mundial por suas belas praias e atrativos. Com uma população de 80.637 habitantes, Ipojuca fica completa com seus distritos e praias tão importantes: Muro Alto, Porto de Galinhas, Cupe, Maracaípe, Serrambi, Toquinho, Camela, Nossa Senhora do Ó e os seus mais de 72 engenhos. Ainda localizado em Ipojuca, e conhecido como a Locomotiva do desenvolvimento de Pernambuco, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado um dos principais polos de investimentos do país. O requerimento Nº 345/2015 foi aprovado por unanimidade pela Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário