Por Carlos Geraldo
O Fantástico deste domingo, 09, denunciou a situação das escolas públicas em algumas cidades do nordeste; três só em Pernambuco: Jaboatão, Lagoa Grande e Petrolina . Um verdadeiro descaso. Em condições subumanas, as crianças acompanham às aulas num ambiente completamente abandonado pelas autoridades, encarregadas de direcionar nossos impostos à educação, coisa pouco provável em nosso país, mas onde está esse dinheiro? Indigna assistir à inocência nos olhos de crianças que lutam para sobreviver, e um dia, quem sabe, ser alguém. Os banheiros não existem. Água potável, lanche e material, um sonho bem distante.
Os professores, verdadeiros heróis de plantão, que não se entregam e não deixam de apostar e acreditar, naquilo que deveria ser o futuro de uma nação. Se dividem em múltiplas aulas para tentar ensinar a todos. Questionamos: como será a qualidade dessa educação dada, uma vez que não há estrutura física e assistencialista, nenhuma? Nem professores e nem alunos podem progredir.
Que o país não vai bem, não é nenhuma novidade, é só dar uma volta pelo Sertão para sentir a terra rachada. Os sertanejos não querem festas, glamour, apenas água. Água é vida; é condição de viver com dignidade; água é um direito de todos, e educação, a solução para um país melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário