quarta-feira, 17 de setembro de 2025

História de superação de Marina da Paz através da corrida e conscientização contra violência por meio da Secretaria da Mulher de Sirinhaém

A Secretaria Municipal da Mulher de Sirinhaém, na pessoa da secretária Laryssa Oliveira e toda equipe da pasta, tem feito a diferença no empenho, trabalho e dedicação no combate a violência contra as mulheres, e também às meninas, trabalhando em conjunto, na parceria e conscientização com outras secretarias.

A violência é, antes de tudo, uma violação dos direitos humanos fundamentais; manifesta-se sob diversas formas, nos mais diferentes espaços e em todas as classes sociais, afetando a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Infelizmente essa violência atinge não só às mulheres, como crianças e adolescentes.

A prática esportiva serve como instrumento de integração de pessoas e comunidades, incentivo à participação, combate às desigualdades e outros benefícios. Usado como meio para o resgate de crianças e jovens da marginalização e uso de drogas, combatendo assim a redução da criminalidade.

Vamos contar um pouco da história de superação de Marina da Paz Marinho Pimentel, um criança de 9 anos que faz a diferença nessa geração. A mãe Willma da Paz e o pai Tiago Pimentel, começaram a correr em esteira para perder peso, logo depois foram ganhando gosto e prazer pela corrida e no segundo semestre de 2017 iniciaram a corrida de rua. Pararam durante a pandemia, mais depois retornaram. Foi nesse novo momento que Marina sempre observadora, cheia de energia e amante dos esportes, se inspirou nos pais, e em 2024 começou a correr.

Cada vez se desafiando e criando amor pela corrida. Em 2024 conseguiu fazer seus primeiros 5 km, em companhia da mãe, foi um momento de vitória e superação. Hoje a corrida é mais do que um exercício físico para Marina e família é um símbolo de superação, resistência e amor compartilhado.

Marina e Tiago, também juntos completaram os 5 Km de um dos maiores eventos esportivos do ano em Sirinhaém: a Corrida Passos de Coragem. Esse evento reuniu corredores de várias idades e perfis, mostrando que a prática esportiva vai muito além da competição: ela une, inspira e promove saúde, coragem e qualidade de vida. Logo na concentração, já era possível sentir o clima de festa, com famílias, amigos e amantes do atletismo compartilhando um mesmo espírito de integração.



4 comentários:

  1. Superação!! As crianças de hoje ja dando exemplo nos adultos sedentários! Essa menina vai longe, parabéns aos pais pelo empenho.

    ResponderExcluir
  2. Futura atleta olímpica❤️🙌

    ResponderExcluir
  3. Vivi Almeidasetembro 18, 2025

    Isso aí Marina 👏👏👏👏 parabéns princesa

    ResponderExcluir