terça-feira, 24 de março de 2015

Tia Eron conclama população contra discriminação racial no Brasil

Brasília (DF) – No dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado no último sábado (21), a deputada federal Tia Eron (PRB/BA) lembra da luta do povo baiano contra a discriminação racial e destaca a necessidade da manutenção do esforço pela igualdade de direitos e oportunidades dos negros no Brasil.

De acordo com a republicana, esse tipo de crime deixa sequelas inesquecíveis para as vítimas que em sua maioria são mulheres. “Esses fatos ocorrem no transporte coletivo, na fila do banco e do mercado dentre outros lugares e nós não podemos mais aceitar que pessoas sejam humilhadas, principalmente porque são negras”, revela.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao “Massacre de Shaperville” ocorrido em 1960, em Joanesburgo – África do Sul. Naquele dia ocorria um protesto envolvendo mais de 20 mil negros que não aceitavam portar cartões informando onde eles poderiam transitar. No conflito contra o exército, 69 negros foram mortos e quase 200 ficaram feridos.

Mas, a luta desses homens e mulheres foi reconhecida logo depois e, hoje no Brasil, a data é marcada pela criação de políticas de promoção da igualdade racial. Quando vereadora por quatro mandatos consecutivos em Salvador, Tia Eron desenvolveu projetos e estratégias com o objetivo de ajudar o município a reparar o dano causado ao seu povo. A capital baiana é a cidade mais negra fora da África, mais de 80% do seu povo é afrodescendente.

Clique aqui e leia a matéria completa: http://www.prb10.org.br/noticias/tia-eron-conclama-populacao-contra-discriminacao-racial-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário