quarta-feira, 27 de maio de 2015

Juventude negra: Deputado Ossesio debate extermínio em Pernambuco

O extermínio da juventude negra em Pernambuco foi debatido em Audiência Pública da Comissão de Cidadania da Assembleia, nesta segunda (25). O Estado apresenta maior proporção de jovens negros assassinados em relação a jovens brancos, e ocupa o segundo lugar no ranking nacional de vulnerabilidade juvenil à violência. A audiência foi solicitada pelo deputado Ossesio Silva (PRB), membro da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. Como encaminhamento, o presidente do colegiado, deputado Edilson Silva (PSOL), propôs a realização de um seminário sobre o tema, que irá subsidiar a elaboração de um plano de ação. 
De acordo com o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade de 2014, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a chance de um jovem negro ser morto em Pernambuco é 11,5 vezes maior que a de um branco da mesma faixa etária. No ranking nacional, o Estado está atrás apenas da Paraíba (13,4). O Bispo Ossesio chamou atenção para o fato de que o problema não é recente: “Precisamos nos unir para lograr êxito, porque essa luta é de longas datas. Pernambuco está acima da média nacional em caso de extermínio dos negros, é uma situação critica e absurda. " disse o deputado que elogiou o debate e ressaltou a união como forma de juntar forças para enfrentar o problema "Nós temos que nos unir, não importa a nossa religião, a nossa luta e pelo espaço que nos temos direito. Temos muitas leis, precisamos de mais ações" afirmou.
O evento também contou com a presença da coordenadora estadual do PRB Igualdade Racial, Ilma Santos, que ressaltou o trabalho do movimento no estado "Pernambuco carece de urgência na efetivação das politicas públicas que já existem" afirmou. O evento contou também com a participação popular e autoridades locais. Também estavam presentes, Gilda Assis, membro da Comissão de Mulheres Negras da Região Metropolitana do Recife; o presidente do Fórum de Juventude Negra, Alersson Teixeira; o coordenador do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), Jorge Arruda; a coordenadora de políticas da Igualdade Racial do estado, Marta Almeida; o coordenador do Movimento Negro Unificado (MNU) José de Oliveira.
                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário